A SOLDIFOGO foi fundada em 8 de agosto de 2002, tendo iniciado o processo de credito em 10 de Marco de 2003. Estas duas datas marcantes para a instituição foi o culminar de um processo de criação das primeiras Associações de Desenvolvimento Comunitário na Ilha do Fogo.
Até finais de 1990, a Órfão-Novib desenvolveu um projeto de plantação de rícino na Ilha de Fogo. Entretanto, o mercado não recebeu bem o produto, pelo que se optou por fazer a reconversão do programa chamado «Frente de Alta Intensidade de Mão Obra» (FAIMO) para atividades de geração de emprego, rendimento e inclusão social, surge a ideia clara de garantir a cada família um rendimento superior ao das então FAIMO. Em decorrência disso, a Órfão-Novib passou a orientar-se para plantações de videiras, macieiras e romã, bem como a implantação de vinícolas.
Em seguida, apoiou a implantação de projetos comunitários na região, tais como: escolas infantis e a construção de armazém de produtos agrícolas. Ao cabo desse trabalho, a Órfão-Novib, incentivou a criação de associações de produtores desses segmentos de atividade dando o “mote” á criação de seis associações de produtores locais (1992): Monte Grande; Inhuco; Montinho; Cabeça Fundão; Cabeça do Monte e Ribeira Filipe.
Assim, as seis associações mencionadas se reuniram para formar a Organização das Associações das Zonas Altas (OAZA), com o objetivo de produzir coletivamente, frutas, queijo, vinho e gado. Ainda na década de noventa, nasceram novas associações que se reuniram para formar a Organização das Associações do Fogo (OAF), com o objetivo de apoiar projetos de desenvolvimento comunitários na ilha.
Volvidos alguns anos, e contando com novas exigências do mercado, as 50 Associações então emergentes assumiram a criação de uma nova instituição especializada em Microfinanças, desejo que se concretizou a 30 de outubro de 2018, quando o Banco de Cabo Verde deu a luz verde sobre o registo da SOLDIFOGO Coop – Cooperativa de Poupança e Crédito para a Inclusão Financeira.
Não obstante algumas mudanças da sua própria identidade (forma), “a alma” da SOLDIFOGO conquistou credibilidade e consolidou a sua posição no mercado ao longo dos anos. Encontra-se sediada na cidade de São Filipe desde a sua criação, tendo aberto o seu posto de atendimento na Vila da Igreja em 2007, Concelho dos Mosteiros, passando a estar mais próximo dos clientes nos três Concelhos da ilha.