As instituições de Micro-finanças, inicialmente destinavam-se, essencialmente à luta contra a pobreza. Entretanto, hoje em dia, sobretudo nos países em desenvolvimento, apresentam-se como como um importante instrumento de apoio à promoção do empreendedorismo, criação de emprego, contribuindo assim para a organização, formalização e crescimento da economia informal.

Em Cabo Verde, nos últimos anos, vê-se claramente a importância das instituições de micro-crédito, que têm desempenhado um papel decisivo na dinamização das atividades ligadas à agricultura, pecuária, pesca, etc., com bons resultados e impactos diretos na melhoria das condições de vidas das famílias em várias comunidades do país.

A nível legislativo, a lei 15/VII/2007 de 10 de Setembro veio atribuir ao Banco de Cabo Verde (BCV) a responsabilidade de regular e supervisionar o sector da micro-finança. Na sequência, foi criado, junto do BCV o Gabinete de Micro finanças – GMF. Tudo isto visa garantir a transparência necessária e um desenvolvimento sustentado destas instituições. Saiba mais em www.bcv.cv.